Total de visualizações de página
sexta-feira, 9 de março de 2012
O Dia Internacional das Mulheres
Por Sergio Graziano
Evitando cair na esquizofrenia mercadológica, mas também lembrando e abraçando as mulheres, gostaria de dizer que o dia 08 de março é comemorado o "Dia Internacional das Mulheres" em razão da luta de 130 mulheres operárias que no dia 08 de março de 1857, em New York, resistiram à opressão lutando por seus direitos.
Aquele ato de ocupação da fábrica de tecidos, na... qual trabalhavam, marca ou delimita o início das lutas das mulheres contra a opressão. Para se ter idéia, estas mulheres chegavam a receber 1/3 do equivalente dos salários dos homens. Outro dado curioso, e que poucos e poucas sabem, é que somente em 1932 (24 de fevereiro de 1932) foi instituído o voto para as mulheres no Brasil.
Assim, em homenagem àquelas mulheres que morreram na greve de 1857 (foram queimadas, após serem trancadas em uma sala da fábrica), em 1910 instituiu-se o "Dia Internacional das Mulheres".
Comemorar o dia de hoje, creio, é muito pouco para o que elas representam no mundo, especialmente o mundo psíquico, das relações e dos afetos, isto porque, ainda hoje, e por muitas vezes, lutam por salários dignos, representatividade política, preconceitos e espaço social justo. Devemos comemorar, sim! Devemos presenteá-las, sim!! Mas, creio, que devemos perceber e enaltecer que é preciso lutar pela igualdade, respeitando as diferenças, e que o dia de hoje seja lembrado como o momento pelo qual nossa civilização tomou consciência das perversidades centenárias perpetradas contra aqueles e aquelas destituídos de força.
Devemos olhar para as lutas sociais e para todas as formas de opressão com o olhar focado na história. Com o olhar naquelas 130 operárias que mostraram ao mundo que é preciso lutar para conquistar seu espaço.
Abraços a todos e todas que lutam por uma sociedade mais justa e sem preconceitos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário